https://indicajapao.com/

Casos diários de COVID-19 no Japão superam 30.000, estabelecendo novo recorde

O Japão confirmou 32.197 casos diários de coronavírus na terça-feira, superando 30.000 pela primeira vez, o recorde anterior foi de 25.992 registrado em agosto do ano passado.

A prefeitura de Osaka no mesmo dia registrou 5.396 novos casos de COVID-19, superando em muito a alta diária de todos os tempos de 3.760 no fim de semana.

Nas últimas semanas, várias partes do Japão sofreram com infecções recordes de coronavírus devido à rápida disseminação da variante Omicron.

Devido ao aumento de novos casos, Tóquio e outras áreas estão pedindo ao governo central que os coloque sob estado de emergência, pelo qual os governadores podem solicitar que os restaurantes reduzam seu horário comercial e parem de servir álcool, e pedindo aos moradores que se abstenham de viajar através das fronteiras da província.

“Várias prefeituras solicitaram a medida e gostaríamos de decidir rapidamente”, disse o primeiro-ministro Fumio Kishida ao participar de uma reunião do governo e da coalizão governista liderada por seu Partido Liberal Democrata.

O principal conselheiro COVID-19 do Japão, Shigeru Omi, se reuniu com Kishida sobre a situação do vírus e a resposta necessária. “A variante Omicron é claramente diferente das variantes existentes. É crucial tomar medidas efetivas que se adequem às suas características”, disse Omi a repórteres após a reunião.

A medida de pré-emergência, já em vigor nas províncias de Hiroshima, Yamaguchi e Okinawa desde o início deste mês, deve ser introduzida em uma área mais ampla em meio ao que especialistas em saúde descrevem como a sexta onda da pandemia.

As prefeituras de Tóquio e Saitama, Chiba, Kanagawa, Gifu e Mie fizeram seus pedidos na segunda-feira, e o secretário-chefe do gabinete, Hirokazu Matsuno, disse na terça-feira que o governo também recebeu pedidos das prefeituras de Aichi, Nagasaki, Kumamoto e Miyazaki.

As prefeituras de Niigata, Kagawa e Gunma também fizeram seu pedido à tarde em meio a temores sobre a rápida disseminação do vírus e a pressão sobre o sistema médico.

O governo central está trabalhando nos pedidos e tomará uma decisão já na quarta-feira, segundo fontes.

Se declarado, o Japão veria 16 de suas 47 prefeituras sob a medida antivírus. A possível declaração provavelmente será efetiva por cerca de três semanas a partir de sexta-feira, de acordo com uma das fontes.

Fonte: Kyodo

Compartilhe

Facebook
WhatsApp